© Propriedade da CIFNSV     

O Rev. Padre Jacinto da Conceição Nunes - Pároco da freguesia de Machico pediu ao Srº Bispo D. Manuel Agostinho Barreto que se dignasse enviar algumas Irmãs para a fundação de uma escola naquela localidade, cuja necessidade de há muito se fazia sentir.

   A 8 de Setembro de 1904 as Irmãs chegaram a Machico e ficaram a residir na Quinta De S. Cristóvão, emprestada pela neta da Exmª Morgada D. Júlia Bettencourt.

  Presidiu a esta fundação a Irmã Wilson, ficando como superiora da comunidade a Irmã Brígida de Andrade. As Irmãs dedicaram-se à escola e à catequese.


  A 5 de outubro de 1910 – Implantação da República. Com muita mágoa, as Irmãs tiveram de deixar a Quinta de S. Cristóvão.

Continuação da comunidade de Machico – Quinta de Sant’Ana.

  Após a Implantação da República, as Irmãs não possuíam residência no Funchal, não tinham onde se acolher, dando-se muitas vezes o caso de se encontrarem no Jardim Municipal para tratarem dos seus diversos assuntos.

  As Irmãs rezavam e trabalhavam dia e noite e todo o dinheiro obtido ia sendo deitado num pequeno saco suspenso da imagem de Santa Teresinha. Apareceu várias casas à venda. No entanto, o Srº Bispo dizia: “Não tenham pressa, ainda não chegou a hora de Deus.”

  Por esta mesma época, apresentou-se o srº Padre António Nicolau Fernandes, muito aflito a pedir ao Srº Bispo que impedisse de qualquer forma o estabelecimento de protestantes na Quinta de Sant’Ana, antiga propriedade da Família Banchi.

  O Srº Bispo chamou a Superiora geral - Irmã Elisabeth e disse-lhe que era mais proveitoso empregar o dinheiro em Machico do que no Funchal.

    Em 1925 foi comprada a Quinta de Sant’Ana, - primeira casa das Irmãs Vitorianas.

  Em 1927, quatro Irmãs reiniciaram a escola e catequese. Havia também um pequeno internato ao cuidado das Irmãs.

  Há mais de trinta anos que a casa de Machico necessitava de restauração pois estava muito degradada. A Província envidou esforços e no ano letivo 2009-2010 a casa foi totalmente restaurada.

  No final do ano letivo 2010-2011 e começo do ano letivo 2011-2012 tivemos a alegria da construção de um novo edifício contíguo ao já existente para podermos dar resposta às solicitudes da população.

  No dia 28 de Setembro de 2011 tivemos a inauguração da estrada que dá acesso direto à comunidade/escola.

  A 26 de Julho do ano de 2012, Após a conclusão das obras e no dia da padroeira – Sant’Ana, houve a bênção da casa e da escola, pelo Srº padre António dos Ramos – Pároco do Piquinho, com a presença de muitas Irmãs da Congregação.

Localização

Contactos

Tel. 291 223 742 

Sant`Ana