
Em 1922, vieram à Madeira pregar uma Missão dois sacerdotes franciscanos o Padre André de Araújo e o Padre Aloísio que se hospedaram no seminário diocesano à rua do Carmo. Estes sacerdotes não se adaptaram à alimentação da comida do seminário e informaram a Sua Ex cia Revma o Senhor Bispo que tinham resolvido voltar ao Continente.
Sua Ex cia Revma pediu à Boa Mãe Elisabeth que mandasse uma Irmã cozinhar para os referidos sacerdotes. Para este trabalho foi enviada a Irmã Maria de S. Gil Rodrigues e a Irmã Maria Matilde Gonçalves.
Ali trabalharam desde Outubro de 1922 até princípios de Novembro de 1933.
Quando o seminário foi transferido para o edifício da Encarnação, as Irmãs foram transferidas para lá e continuaram a vir pernoitar à Quinta das Rosas, durante alguns meses, ficando definitivamente em 1934 alojadas na pequena casa existente no mesmo prédio, formando-se assim uma pequena comunidade tendo por Superiora a Irmã Maria de S. Gil.
Por ocasião do Primeiro Capítulo Geral, a 8 de Dezembro de 1935, ficou como superiora da Comunidade a Irmã Maria Rosa Fernandes, sendo de novo substituída pela Irmã de S. Gil a 2 de Fevereiro de 1939.
No Capítulo Geral de 4 de Janeiro de 1950, foi nomeada Superiora a Irmã Maria de Encarnação Jardim e em 1953 foi substituída pela Irmã Ismael Gomes a qual em 28 de Agosto do mesmo ano foi nomeada para a Comunidade de Santana, ficando de novo a Irmã Maria de S. Gil Rodrigues como Superiora desta Comunidade.
Na Rua do Jasmineiro, que era o Seminário Maior, começou em 1958 a ser o Seminário Maior de Nossa Senhora de Fátima. Para lá também foram Irmãs colaborar na formação dos seminaristas e nos serviços domésticos.
Atualmente com três religiosas: Irmã Lucinda Escórcio, superiora da Comunidade, a Irmã Maria José Mendonça e a Irmã Florença de Abreu.
Esta história não ficaria completa sem fazer referência à Irmã Wilson, pois desde 1916 as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias trabalham no seminário diocesano. Ao pedido do bispo de então, D. António Manuel Pereira Ribeiro, para o apoio dos seminaristas começou com a Irmã Wilson com mais duas Irmãs: «Envio a Irmã Salomé, que fica às ordens de Vª Ex.cia Rev.ma, junto com a Irmã de S. Gil, para irem a Câmara de Lobos. Ambas são destinadas para serem das felizes que vão habitar a bendita morada do venerável Pedro da Guarda!» (CIW 126).
In arquivo cúria provincial
Localização
Contactos
Tel 291 220 147
Fax 291 228 170