© Propriedade da CIFNSV     

Comunidade de Nossa Senhora da Assunção

“Façamos todo o bem que nos é possível”

A história da comunidade de Nossa Senhora da Assunção, na Freguesia de S. Gonçalo Funchal, esta interligada à história do Lar vila Assunção - Fundação Mary Jane Wilson.

A casa da Comunidade Vila Nossa Senhora da Assunção, foi proposta em doação à Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias no início do ano de 1955, pela D. Amélia Bianchi Giorgi, com a finalidade das Irmãs aqui cuidarem de 12 senhoras idosas.

No dia 16 de Fevereiro de 1956 chegaram a esta casa as Irmãs Coleta, Pascoal e Mª das Dores a fim de acompanharem as obras de limpeza, de adaptação e de pintura exterior do edifício, que era azul e branco. As Irmãs auxiliavam também na catequese paroquial.

A Inauguração oficial da casa teve lugar no dia 08 de Dezembro de 1956, dia da Imaculada Conceição. Iniciou-se com a bênção dos paramentos pelas 08.00horas, seguida da celebração da Eucaristia pelo Rev. Do Padre Orlando Moisés de Freitas Morna, professor do Seminário. Após a consagração foi acesa a lâmpada do Santíssimo Sacramento pela Superiora Geral, Irmã Mª Serafina Batista. A Eucaristia foi cantada por um grupo de Irmãs e Aspirantes da Quinta das Rosas. Na parte da tarde, pelas 16.30h, houve uma novena solene.

A Primeira superiora da casa foi a Irmã Mª de Cristo Rei Ferreira.

A comunidade desenvolve a sua missão no atendimento e cuidado direto aos idosos e na orientação e Direção do Lar.

Com a falta de verbas e de condições decorrentes do insuficiente financiamento e da elevada degradação do edifício, a Província chegou a ponderar o encerramento do Lar na década de oitenta, mas tal não foi a vontade de Deus. Perante as dificuldades surgidas e com o consentimento do Conselho geral da Congregação, foi determinado uma reparação profunda do edifício. As reparações eram de tal ordem que as pessoas tinham de sair do edifício, tendo sido então decidido fazer um novo pavilhão. As obras tiveram início a 02-06-1992 e ficaram concluídas em fins de 1994.

A reinauguração da casa aconteceu em 12 de Dezembro de 1994, com a bênção do edifício e a Eucaristia presidida por D. Teodoro de Faria, Bispo do Funchal.

Neste dia estiveram presentes a Irmã Lurdes Nunes, Superiora Geral, a Irmã Diamantina, Superiora Provincial, o Eng.º Carreira (Edimade), o capelão da casa, Pe. Ferreira, o Pároco, Pe. Alberto, muitas Irmãs e funcionários.

Sendo imperativo uma nova gestão económica, o Lar foi oficializado como Instituição Particular de Solidariedade Social – Fundação Mary Jane Wilson. Em Dezembro de 1995 os Estatutos foram aprovados pelo Sr. Bispo D. Teodoro de Faria e foi estabelecida a personalidade jurídica da Instituição. Consequentemente foram sendo nomeados um Conselho de Administração (5  Elementos) e um Conselho Fiscal (3 elementos) para melhor gestão do Lar.

Que Nossa Senhora da Assunção, padroeira da nossa Comunidade e da Instituição, nos abençoe e nos ajude na concretização da nossa missão.

Localização

Contactos

T: 291 793 658
Fax: 291 794 780
Email: f.maryjwilson@netmadeira.com

Nª Srª da Assunção