imagem_vocacoes.jpg

Paz E Bem

Em cada ano, desde 1989, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias promove, entre os dias 29 de abril a 11 de maio, um momento privilegiado de oração pelas vocações, designado por Trezena Vocacional. Poderão perguntar: porquê nesta época?

Precisamente, porque este período assinala um marco muito importante na caminhada de conversão que a Mary Jane Wilson, hoje Venerável Irmã Wilson, se dispôs a fazer para poder pertencer à Igreja Católica, conforme era seu grande desejo. Foi, exatamente, na noite do dia 29 para o 30 de abril de 1873, que após uma vigília de oração com a imagem da Senhora das Vitórias entre as mãos e apertada ao seu coração, ela sente-se  interiormente iluminada e, em alta voz, proclama: “Recebi o dom da fé”. Os dias que se seguem são de preparação espiritual e, no dia 11 de maio, foi batizada, condicionalmente, na Igreja Católica.

Tendo recebido o sacramento do Batismo, Mary Wilson sente-se, verdadeiramente, filha amada de Deus. Incorporada na Igreja, participa na sua missão evangelizadora. Continua a aprofundar a sua fé, como suporte e predisposição para o acolhimento da vocação FRANCISCANA-VITORIANA, que o Senhor faz nascer para o serviço na Sua Igreja e no mundo.

Fé e vocação são realidades que nos lançam corajosamente, na aventura da construção do Reino de Deus e na fidelidade ao carisma fundacional da Congregação. Daí merecerem ser, por nós, refletidas e consolidadas diariamente, mas particularmente, durante estes dias da Trezena Vocacional. Para nos ajudar na reflexão, apresentamos um tema sempre relacionado com nossa espiritualidade, e, para cada dia, um subtema com uma proposta de reflexão e oração, a partir de um texto Bíblico, um documento da Igreja e outro do nosso carisma e espiritualidade. Para este ano temos o seguinte tema: “Como Maria, vivamos a nossa consagração em fidelidade e alegria”.

Neste espírito de Família alargada, agradecemos e convidamos a todos vós, a dar graças a Deus connosco, pelo dom do carisma Franciscano/Vitoriano que o Espírito Santo fez nascer na Igreja através da sua serva, a Venerável Irmã Wilson, em benefício da promoção humana e espiritual dos homens, especialmente dos pobres, sejam-no eles de pão ou de cultura, de amor ou de saúde, de justiça, de fé ou de esperança (cf. C 5).

E como agradecer é também uma forma delicada de pedir, agradecemos e pedimos ao Senhor e a sua Mãe, a Senhora das Vitórias, que sempre conduziram a Irmã Wilson na sua caminhada vocacional, também nos continuem a ajudar, hoje, e façam nascer novas vocações para permanecer vivo o espírito e o carisma da venerável Irmã Wilson.

                                                                                                                                            Ir. Ana Marques

Seguir Jesus

à Luz da Fé

Testemunhos

Testemunho I Irmã Filomena

Testemunho I Irmã Lucinda

Testemunho I Irmã Ana Pascoal

Testemunho I Irmã Inês

Testemunho I Irmã Deolinda Mendonça